Quem precisa corrigir informações prestadas no cadastro do Auxílio Emergencial ou não concorda com o motivo da não aprovação do cadastro, pode realizar uma nova solicitação do auxílio ou contestação do resultado. A CAIXA divulgou nesta quarta-feira (27) informações sobre as duas opções. As regras para aprovação, bem como os passos para o cadastramento, são definidos pelo Ministério da Cidadania.
Os motivos apresentados no resultado do cadastramento que permitem a nova solicitação ou a contestação são:
Ter algum vínculo empregatício;
Óbito de membro da família;
Recebe algum benefício (Seguro-Desemprego, Seguro Defeso ou INSS);
Tem renda familiar mensal superior a 3 salários mínimos ou meio salário mínimo por pessoa.
Como fazer a nova solicitação ou contestação
Acompanhe pelos gráficos como é realizada a nova solicitação ou a contestação do resultado do cadastro. Os três primeiros passos são necessários para as duas opções. Caso se defina pela nova solicitação, veja também o quarto e o quinto passo. Caso se defina pela contestação, acompanhe do sexto ao décimo slide.
Ao final, veja também o vídeo da Live da CAIXA desta quarta-feira (27). A partir dos 13 minutos e 55 segundos é feita uma explicação de como funciona o fluxo para Nova Solicitação e a Contestação.
2º passo: É preciso utilizar os dados como são registrados na Receita Federal.
3º passo: O motivo da não aprovação é apresentado. Aqui deve-se escolher entre a Nova Solicitação, no caso de precisar fazer alguma alteração cadastral, ou Contestação, caso não se concorde com o motivo da negativa e não seja necessário alterar o cadastro.
4º passo: Para o caso da Nova Solicitação. Seguirá o fluxo do cadastro novamente, como da primeira vez.
5º passo: A Nova Solicitação é finalizada e retorna para análise da Dataprev. O status volta para “Em análise” e deverá ser acompanhado pelo aplicativo.
6º passo: Para o caso da Contestação. O cadastro foi feito corretamente, mas se quer contestar o motivo pelo qual foi negado. Pode ser escolhido mais de um motivo de Contestação.
7º passo: Será apresentada a mensagem que a Contestação só pode ser feita uma única vez.
8º passo: Confirme o(s) motivo(s) da contestação e clique em continuar.
9º passo: É o momento de declarar que as informações prestadas são verdadeiras.
10º passo: Os dados do cadastro retornam para a Dataprev. O status do cadastro volta para “Em análise” e deverá ser acompanhado pelo aplicativo.
Veja no vídeo ao lado, a partir dos 13 min e 55s: https://www.youtube.com
Fonte: Caixa Notícias
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