O caminho até o 1º emprego: veja o que fazer para pegar uma vaga


Ingressar no primeiro emprego ainda é uma dificuldade para um jovem baiano, sobretudo se estiver na faixa etária dos 18 aos 24 anos. O cenário é desafiador, mas também há razões para se manter otimista e perseverar na busca pela primeira assinatura na carteira. A parte desafiadora: segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2015 e 2017, a Bahia acumulou uma queda de 12% na contratação de jovens para o primeiro emprego.

Por outro lado, o do otimismo, o órgão detectou uma inversão na curva no final do ano passado. O número de jovens contratados no 3º trimestre de 2017 comparado com igual período em 2018 passou de 726 mil para 756 mil. Ou seja, mais 30 mil ocupados com carteira assinada.

Os números – todos da Pnad Contínua e referentes ao 3º trimestre do ano – mostram o tamanho dos obstáculos para o jovem profissional acessar o mercado de trabalho formal. Mas indicam que, apesar das barreiras, dar os primeiros passos da carreira não é impossível.

A conclusão é a de que, com a concorrência acirrada, o jovem que busca sua primeira experiência precisa estar preparado se quiser ingressar no mercado, conforme destaca a especialista em Recursos Humanos da Luandre Recrutadora, Flávia Gomes. “As empresas buscam profissionais que estejam aptos a lidar com mudanças, dispostos a aprender, engajados em atingir metas e comprometidos com a qualidade do que vão entregar”.

Na Luandre, o segmento de atendimentos telefônicos, varejo e auxiliares administrativos é o que mais costuma contratar. “Sai na frente aqueles que apresentam bom relacionamento com a equipe e características de liderança”, completa.

Diferencial

A Rede de Restaurantes McDonalds é uma das empresas que mais abrem portas para o primeiro emprego. Cerca de 90% do quadro de funcionários em todo o país é formado por colaboradores de até 25 anos. “Esses jovens que chegam para nós sem uma experiência anterior não trazem consigo modelos e vícios de mercado, o que nos permite capacitá-los e desenvolvê-los”, afirma o diretor de Recursos Humanos do McDonald’s, Marcelo Nóbrega.

A McDonalds está com vagas abertas na Bahia. Só este ano, 546 novos postos devem ser criadas em Salvador. Para se habilitar é preciso se cadastrar no site www.mcdonalds.com.br/trabalhe-conosco. “A falta de experiência, na verdade, é para nós uma vantagem na contratação”, garante Marcelo.

A Atento também tem vagas para o cargo de operadores de telemarketing. Só neste ano, a empresa já contratou 776 pessoas para a primeira experiência no mercado. É possível se candidatar enviando o currículo para [email protected] ou pelas redes sociais: Facebook (www.fb.com/AtentoRecrutamento) e Telegram (@AtentoRecrutamento).

“Outro benefício (de ofertar vagas de primeiro emprego) é contar com os millennials e a geração Z, que já nasceram no mundo digital. Eles acabam contribuindo com a própria identidade da empresa”, pontua o diretor de Recursos Humanos da Atento, Majo Martinez.

O consultor de carreiras da Recrutadora Randstad Silvio Ferreira é quem dá o conselho para se sair bem nas seleções: “As empresas valorizam muito se o candidato está alinhado aos seus valores, com perfil inovador e com conhecimento tecnológico”.

A qualificação é outro ponto que conta. “Aí entram os cursos, formação e o envolvimento em atividades extracurriculares. É fundamental compensar a falta de experiência com educação e desenvolvimento”, acrescenta.


Fonte: Correio 24 horas


NOSSOS CANAIS: WHATSAPP / TELEGRAM / CANAL WHATSAPP / INSTAGRAM / LINKEDIN
Lembramos que todas as divulgações são gratuitas e não temos nenhum vínculo com empresas. Nenhuma empresa solicitará quaisquer pagamentos de taxas e/ou dados bancários de candidatos para suas participações nos processos seletivos. Caso ocorra, desconfie!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: