Auxílio Emergencial: saiba como fazer nova solicitação ou contestação
Quem precisa corrigir informações prestadas no cadastro do Auxílio Emergencial ou não concorda com o motivo da não aprovação do cadastro, pode realizar uma nova solicitação do auxílio ou contestação do resultado. A CAIXA divulgou nesta quarta-feira (27) informações sobre as duas opções. As regras para aprovação, bem como os passos para o cadastramento, são definidos pelo Ministério da Cidadania.
Os motivos apresentados no resultado do cadastramento que permitem a nova solicitação ou a contestação são:
Ter algum vínculo empregatício;
Óbito de membro da família;
Recebe algum benefício (Seguro-Desemprego, Seguro Defeso ou INSS);
Tem renda familiar mensal superior a 3 salários mínimos ou meio salário mínimo por pessoa.
Como fazer a nova solicitação ou contestação
Acompanhe pelos gráficos como é realizada a nova solicitação ou a contestação do resultado do cadastro. Os três primeiros passos são necessários para as duas opções. Caso se defina pela nova solicitação, veja também o quarto e o quinto passo. Caso se defina pela contestação, acompanhe do sexto ao décimo slide.
Ao final, veja também o vídeo da Live da CAIXA desta quarta-feira (27). A partir dos 13 minutos e 55 segundos é feita uma explicação de como funciona o fluxo para Nova Solicitação e a Contestação.
2º passo: É preciso utilizar os dados como são registrados na Receita Federal.
3º passo: O motivo da não aprovação é apresentado. Aqui deve-se escolher entre a Nova Solicitação, no caso de precisar fazer alguma alteração cadastral, ou Contestação, caso não se concorde com o motivo da negativa e não seja necessário alterar o cadastro.
4º passo: Para o caso da Nova Solicitação. Seguirá o fluxo do cadastro novamente, como da primeira vez.
5º passo: A Nova Solicitação é finalizada e retorna para análise da Dataprev. O status volta para “Em análise” e deverá ser acompanhado pelo aplicativo.
6º passo: Para o caso da Contestação. O cadastro foi feito corretamente, mas se quer contestar o motivo pelo qual foi negado. Pode ser escolhido mais de um motivo de Contestação.
7º passo: Será apresentada a mensagem que a Contestação só pode ser feita uma única vez.
8º passo: Confirme o(s) motivo(s) da contestação e clique em continuar.
9º passo: É o momento de declarar que as informações prestadas são verdadeiras.
10º passo: Os dados do cadastro retornam para a Dataprev. O status do cadastro volta para “Em análise” e deverá ser acompanhado pelo aplicativo.
Veja no vídeo ao lado, a partir dos 13 min e 55s: https://www.youtube.com
Fonte: Caixa Notícias
Lembramos que todas as divulgações são gratuitas e não temos nenhum vínculo com empresas. Nenhuma empresa solicitará quaisquer pagamentos de taxas e/ou dados bancários de candidatos para suas participações nos processos seletivos. Caso ocorra, desconfie!
GRUPOS: WHATSAPP / TELEGRAM / CANAL WHATSAPP
NOSSAS PÁGINAS: INSTAGRAM / FACEBOOK / LINKEDIN
Gostou? Compartilhe esta vaga:
Eu não fui aprovado por motivo de duas pessoa da família tar recebendo … Aqui na minha casa não tem ninguém recebendo … Estou desempregado não estou mais recebendo seguro desemprego ….. Estou precisando muito do auxílio nesse momento e por isso não concordo em não estar recebendo
Tive o problema que muitas pessoas estão tendo, mas não aparece a opção para realizar um novo pedido do auxílio emergencial, não fui aprovado para receber pq coloquei os meus filhos que já estão no cadastro da minha esposa no bolsa família, aí apareceu a mensagem dizendo ( CIDADAO OU MEMBRO DA FAMILIA JA RECEBEU O AUXÍLIO EMERGENCIAL), Tem muita gente que tem uma boa condição de vida e está recebendo agora muitos por causa de um pequeno erro não estão, triste situação
Eu não fui aprovada por te 2 na família recebendo não tem ninguém recebendo estou eu e meu marido sem trabalha tem alguma.coisa errada não estão analisando direito pq quem não precisa foi aprovado